O que é transformação digital e como ela ajuda o meu negócio?

Equipe BDMGEquipe BDMG - 26 de Fevereiro de 2021.

Você sabe o que é transformação digital e quais são as tendências que ela traz para todos os negócios? Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de transformação digital e como você pode aplicá-la na sua empresa para melhorar seus resultados. Boa leitura! 

O que é transformação digital?

O processo de usar a tecnologia para criar ou atualizar processos existentes e criar novas formas de trabalho ou novos modelos de negócios é o que chamamos de transformação digital. Em tempos de mudanças cada vez mais aceleradas,  reinventar o modo como sua empresa é gerenciada pode envolver desde o processo de produção de um determinado item até a sua divulgação ao mercado, passando inclusive pela forma como se comunica com seus clientes. 

Como começar a transformação digital? 

Empresas são formadas e gerenciadas por pessoas e por isso o primeiro passo para iniciar a transformação do seu negócio deve passar pela adequação do ambiente de trabalho e cultura. 

Na transformação digital, os dados assumem um papel central na tomada de decisões. Por isso, informações que ficam dispersas em planilhas manuais ou cadernos de notas precisam ser consolidadas em um único formato para uma análise mais efetiva.

Em termos práticos, muitas empresas iniciam sua transformação a partir do estabelecimento de sua presença online. Essa presença pode acontecer através de um site, de uma loja virtual, de páginas em redes sociais e perfis completos nos buscadores, facilitando que seu negócio seja encontrado por clientes ou clientes em potencial. 

Se você tem dúvidas nestes pontos, o BDMG Orienta já publicou artigos que podem te ajudar:

Utilizando dados para tomada de decisão

Como dissemos no começo deste artigo, na transformação digital os dados se tornam os grandes apoiadores de decisões. Isto significa que com o correto armazenamento de dados sua empresa pode melhorar a performance de uma maneira mais inteligente e eficaz. 

Por exemplo, dados sobre entregas ou delivery te permitirão conhecer quais são as regiões que solicitam mais os seus serviços, permitindo que você melhore as rotas de entrega ou crie promoções específicas para uma determinada região. 

Os comunicadores instantâneos oferecem estatísticas de conversas que são realizadas, podendo mostrar a média de mensagens recebidas, mensagens não respondidas e horários de pico nas comunicações. Novamente, com base nestes dados você pode ajustar os horários de atendimento de acordo com a necessidade de seu público e criar uma política interna para o tratamento das mensagens respondidas. 

Dados sobre estoques também são importantes

Manter um controle digital do estoque de seu negócio também pode trazer uma nova visão das vendas de seu negócio. Com uma planilha, por exemplo, você pode analisar quais são os produtos que mais são vendidos em um determinado período do ano, podendo repensar seu estoque para ações futuras ou épocas festivas de um ano. 

Com o controle digital você também poderá obter informações sobre produtos que estão parados em sua loja, este é um jeito inteligente de criar promoções ou oferecer descontos especiais nestes itens, liberando espaço físico em seu negócio para os itens que são comercializados com mais facilidade e que podem manter suas finanças rodando. 

Comece a Transformação Digital em negócio

Você viu todos os benefícios que a Transformação Digital pode oferecer para seu negócio? Além de tudo o que citamos, você dará um passo à frente de seus concorrentes, tomando decisões mais assertivas e com base nos dados gerados por seu próprio negócio. Não espere para começar!

Você gostou do artigo? Deixe a sua opinião nos comentários!

bdmg-pronampe-cadastro-2021

 

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários