ROI: como saber se um investimento está trazendo retorno para sua empresa?

Equipe BDMGEquipe BDMG - 15 de Março de 2019.

A decisão de realizar investimentos dentro da empresa costuma ser um dos principais objetivos dos empreendedores que estão iniciando um novo negócio e também, daqueles que já estabeleceram sua presença no mercado e visam o seu crescimento.


Porém, é necessário que esse investimento traga algum retorno ao longo do tempo para a empresa. Ele precisa ser calculado para que não se torne uma decisão que causará prejuízos à organização, devendo ser aplicado em pontos estratégicos.


Uma das maneiras de escolher corretamente quais são os investimentos que devem ser feitos, é entendendo bem quais são as estratégias que oferecem o melhor resultado dentro dos objetivos e do planejamento da empresa, aproximando o seu negócio do alcance das metas definidas.


Mas como saber se um investimento está trazendo retorno? Para responder essa pergunta, há um indicador que pode ajudar sua empresa: o ROI.


O que é ROI?


ROI é a abreviação do termo em inglês Return On Investment que, traduzido para o português, significa Retorno sobre Investimento. O objetivo de calcular o ROI é revelar ao empresário o quanto de retorno ele teve sobre o valor que investiu e, desse modo, descobrir se o investimento valeu a pena ou não.


Por exemplo, se sua empresa decide realizar um evento para aumentar o reconhecimento da marca e as vendas de seus produtos, é preciso entender se esse evento gerou algum retorno para a empresa. Para isso, é necessário analisar os gastos, observar quantas pessoas se tornaram clientes e o que foi trazido de lucro para o negócio.


Então, como saber se o dinheiro investido para a produção do evento, realmente, valeu a pena? Ao realizar o cálculo sobre o retorno do investimento, é possível saber se vale a pena continuar investindo nessa fonte de recursos ou se o caminho é investir em outras ações de marketing, por exemplo, em anúncios patrocinados no Google.


É importante que você como empreendedor analise a situação da sua empresa antes de realizar um investimento e sempre tenha em mente que determinados investimentos demoram a trazer retorno, pois preparam a empresa para um cenário futuro — os chamados investimentos em longo prazo.


Um investimento como a busca por crédito para a compra de máquinas é um bom exemplo, uma vez que esse tipo de aplicação não será pago em curto período de tempo e demanda uma grande quantia de capital para sua aquisição. Por isso, a forma correta de analisá-lo é questionar seu tempo de vida útil e o quanto esse bem produzirá de recursos nesse período.
Você conhece aquela expressão do senso comum “custo-benefício”? É exatamente isso que medimos por meio do ROI.



Como calcular o retorno sobre investimento?


O cálculo do ROI é simples e você precisa ter em mãos o faturamento e os custos gerados da ação que será analisada.


Para encontrar o valor, é necessário subtrair a receita obtida com a ação específica do custo que ela teve e, em seguida, dividir esse valor novamente pelo custo gerado. Depois, multiplique por 100 para encontrar a porcentagem do retorno.


Veja a fórmula:

roi

Exemplo:


Sua empresa realizou uma campanha publicitária no valor de R$ 100 mil para alavancar as vendas de seus produtos e, com isso, obteve uma receita extra de R$ 500 mil. Sendo assim, o cálculo do ROI seria:


ROI = ((500 – 100) / 100) x 100
ROI = (400 / 100) x 100
ROI = 4 x 100
ROI = 400


Transformando em porcentagem, podemos ver que sua empresa teve um retorno de 400% sobre o valor investido.


Para avaliar corretamente o cálculo do ROI, é importante que seus investimentos estejam alinhados com as metas da sua empresa, dessa forma, você saberá o que deve esperar como retorno.


Além disso, é essencial destacar que as receitas analisadas sejam aquelas relacionadas ao retorno do investimento calculado, e não as receitas totais da empresa. Assim, o cálculo do ROI se torna mais objetivo.


Lembre-se: calcular o ROI deve fazer parte da rotina da sua empresa, pois ele valida os investimentos e auxilia a monitorar os processos, ajudando a aperfeiçoá-los e gerar economia para sua empresa.


Qual a importância do ROI para minha empresa?


É comum, para os empreendedores que ainda não conhecem esse indicador, se perguntarem: “como o ROI se aplica a minha empresa?” Por isso, é importante destacarmos agora qual é a importância desse cálculo para a tomada de boas decisões dentro da empresa:



1. Proporciona trabalhar com expectativas realistas e concretas:


Calculando as taxas de retorno sobre o investimento, você tem uma ideia de como realmente o negócio está caminhando e quais são as ações que estão dando maior retorno financeiro para sua empresa.


Com isso, você e sua equipe podem trabalhar em um cenário bem mais realista e concreto, podendo ajustar os objetivos e expectativas do negócio de acordo com o cenário do momento. Além disso, o cálculo do ROI proporciona uma base segura para você realizar mudanças necessárias e intensificar as vendas e os seus lucros.


Embora muitas pessoas acreditem que só é possível calcular o retorno depois que a ação foi realizada, o ROI também possibilita que você faça um cálculo prévio, a partir de estimativas e previsões. Mas o que é isso significa exatamente?


Para calcular o retorno de um evento, por exemplo, basta pegar o valor médio para a produção do evento esperado, a expectativa de pessoas, os gastos comuns para sua realização e a estimativa do retorno com o mesmo — com base em eventos anteriores ou alguma outra premissa. Com isso, dá para se ter uma ideia se vale a pena ou não investir.


Dica BDMG: Pode ser difícil admitir que uma estratégia deu errado, mas ao calcular o ROI e identificar que o resultado não foi o esperado, é importante que você trace outras alternativas para atingir o objetivo do negócio. Não ignore o contexto que sua empresa está inserida e esteja disposto a analisar os indicadores, considerando o tempo até determinado investimento dar algum retorno e, também, examinando qual a melhor solução para reverter o cenário atual.


2. Ajuda a entender melhor suas despesas:


Ao realizar o cálculo do ROI, você precisará ter as despesas da sua empresa documentadas e anotadas para saber distinguir corretamente o quanto de capital esse gasto está consumindo do seu caixa e, dessa forma, alocar esses recursos para realizar novos investimentos.


Porém, muito mais importante do que saber quanto a empresa gastou, é determinar o quanto sua empresa pode gastar para não ficar no vermelho e o que pode ter contribuído para uma diferença entre os valores previstos e realizados.


Vale ressaltar aqui a importância de ter um bom controle e gestão do fluxo da caixa da sua empresa. Por isso, baixe gratuitamente nossa planilha de fluxo de caixa para organizar suas despesas e receitas.


Além disso, é necessário que você entenda quais são os gastos presentes na sua empresa. Gastos pequenos em materiais, como folhas de papel e materiais de escritório em geral, costumam ser ignorados, mas precisam ser analisados cuidadosamente. Assim, você pode mensurar o impacto que eles têm sobre o todo.


3. Facilita a busca por novos e melhores investimentos:


Outro ponto que o cálculo do ROI auxilia é na tomada de decisões e também na realização de novos investimentos na sua empresa.


A partir do momento em que você efetuar o cálculo do ROI, você terá mais clareza para saber quais são as ações mais efetivas e decidir quais são as fontes que apresentam o melhor custo-benefício para o seu negócio.


Afinal, nenhum empreendedor deve insistir na repetição de ações que eventualmente estejam trazendo prejuízos — menos lucro do que o custo envolvido — e comprometendo a sustentabilidade da empresa.


Dessa forma, quando surge a necessidade de investimento em novos recursos para sua empresa, o ROI é uma das maneiras de justificar os custos de aquisição e o desenvolvimento dessas soluções.


Se você ainda não sabe em qual área é preciso investir na sua empresa, leia este conteúdo e conheça 10 formas de investir no seu negócio para crescer.


Em linhas gerais, podemos afirmar que o cálculo do ROI é aplicável dentro de qualquer ciclo de investimento, pois permite fazer uma análise das ações anteriores da empresa e avaliar o impacto financeiro gerado.


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