Qual é a hora certa de ampliar o estoque?

Equipe BDMGEquipe BDMG - 29 de outubro de 2018.

Uma forma de planejar o crescimento da sua empresa é analisando a vontade de compra dos seus clientes e consumidores em potencial. Só assim você consegue fazer um bom gerenciamento de estoque e consegue definir qual o momento de expandir.

Isso é o que chamamos de análise de demanda e ajuda um negócio a organizar sua produção, ampliação de equipe e organização geral para que consiga acompanhar o crescimento do consumo dos seus clientes.

Como identificar demanda?

A demanda nada mais é do que a quantidade de produtos ou serviços que seus atuais e potenciais clientes estão dispostos a consumir. Se por acaso a procura é menor do que a oferta, você precisará diminuir o preço ou realizar alguma estratégia para aumentar suas vendas; se a busca ultrapassa a quantidade que você está oferecendo, pode então aumentar os preços e mesmo usar isso como um sinal para expandir a produção.

Uma das melhores formas de analisar se há demanda suficiente para crescer um pouco mais, é ficar de olho no seu fluxo de caixa e na gestão do seu estoque e compras. Assim você sabe em primeira mão a velocidade na qual seus produtos ou serviços estão sendo requisitados, quais têm uma maior saída, quais estão ficando parados etc.

Há fatores, porém, que fogem do controle da empresa como a economia, crises no setor ou mudanças de comportamento do consumidor. Esses fatores imprevisíveis devem ser lidados com extrema rapidez para que sua empresa não sofra suas consequências.

A importância do gerenciamento de estoque e ampliação

Com um bom gerenciamento do estoque, você consegue entender quais os produtos de maior saída, quais estão parados e até aqueles que estão em excesso. Lembre-se que o estoque absorve entre 20% a 40% dos custos de um negócio, portanto é importante saber no que investir e quanto.

Ao perceber que a demanda está crescendo, a primeira coisa que um empreendedor pensa é em expandir. Mas antes disso é preciso planejamento:

- Estude a possibilidade de otimizar a produção ou operação de serviços atuais para atender esse crescimento (mas sem colocar em risco a qualidade e sua equipe);
- Calcule quanto você precisará investir para suprir o crescimento nas vendas: orce novos equipamentos, converse com fornecedores para saber se eles conseguirão acompanhar seu novo ritmo;

- Analise os processos da sua empresa para saber como as coisas poderão mudar com a ampliação do seu trabalho: como será a nova distribuição? Será necessário contratar novos colaboradores? Melhorar o tempo dedicado a cada atividade? Como manter a qualidade nos produtos e serviços?

- Por último, avalie de onde sairá o dinheiro para ampliar seu estoque. Com um fluxo de caixa organizado, você terá essa informação na palma da mão e também poderá incluir a possibilidade de um financiamento ou empréstimo dentro do seu planejamento financeiro.

como-se-preparar-para-ampliar-estoqueCom esse tipo de organização fica muito mais fácil planejar a expansão do seu estoque e, muitas vezes, contar com um bom financiamento ajuda ainda mais. Lembre-se de incluir uma pesquisa criteriosa de linhas e bancos para encontrar um crédito que se encaixe com as necessidades da sua empresa.

4 passos para chegar ao crédito conscienteAbaixo você consegue assinar nossa newsletter e manter-se informado sobre como fazer o seu negócio crescer! 

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários