Prepare as finanças da sua empresa para o pagamento do 13º

Equipe BDMGEquipe BDMG - 16 de Novembro de 2020.

O pagamento do 13º salário é motivo de tensão para muitos empresários, principalmente em períodos de crise. Apesar da indicação de poupar ao longo do ano e estar preparado para a ocasião, este ano foi bastante atípico e muitos empreendedores precisaram utilizar as economias para manter seu negócio ao longo de 2020. 

Para proteger os negócios dos impactos do Corona Vírus na economia, o Governo Federal introduziu a MP 936, transformada na lei 14.020, que estipula suspensão de contratos de trabalho, reduções de jornada de trabalho e também de salários. 

A lei foi motivo de alívio para empresários, no entanto, a medida provisória e a lei não tratam especificamente do pagamento do 13º salário, deixando espaço para diferentes interpretações sobre o pagamento do benefício. 

Alguns especialistas afirmam que o pagamento deve ser feito com base no contrato de trabalho. Neste caso, o pagamento do 13º deverá ser feito em sua totalidade, sem incidência de descontos, tendo como base o valor definido no contrato firmado entre as partes.

Outros especialistas orientam que o pagamento deve ser realizado de acordo com a quantidade de meses trabalhados e fazendo então o cálculo para pagamento proporcional. Se o colaborador trabalhou apenas 9 meses ao longo do ano de 2020, ele tem direito a receber apenas 9 partes (do total de 12) de um salário completo. 

Para não errar, é importante consultar os contadores que atendem sua empresa e pedir a orientação específica para este assunto. Eles possuem informações mais atualizadas sobre o tema e podem te orientar sobre o melhor caminho a ser seguido.

Que tal dar uma olhada em dicas para organizar as finanças de seu negócio? 

Saiba mais! 

Após conversar com seu contador, é importante analisar como está o caixa de sua empresa. Existem recursos disponíveis para os pagamentos da primeira e segunda parcela do 13º salário de seus colaboradores? 

Se a resposta for negativa, uma boa alternativa é solicitar crédito para o pagamento da folha. Com um empréstimo, você pagará seus colaboradores à vista e o montante sairá de seu caixa em parcelas iguais. Isto te trará mais tranquilidade e um tempo maior para o gerenciamento e organização de suas contas. 

Portanto, pesquise todas as linhas de crédito disponíveis para o seu negócio, as taxas praticadas e o prazo para pagamento.  

Está gostando deste conteúdo? 

O BDMG Orienta preparou um conteúdo que também pode ser de seu interesse

Saiba como aumentar as vendas e reduzir os custos no momento de crise

Por fim, vale lembrar que o período das festas de final de ano é muito quente para o comércio e para o ramo de serviços. Isto pode aquecer suas vendas e melhorar o caixa de seu negócio. Lembre-se que com os efeitos da pandemia da COVID19, a previsão é que a forma de se comprar e vender siga diferente dos anos anteriores.

Para garantir que nenhuma venda deixe de ser feita, comece a vender online, explore os comunicadores para vender mais e crie uma logística de entrega eficiente!

No blog do BDMG Orienta você encontra mais conteúdos para o sucesso do seu negócio. Para não perder nenhum lançamento, assine nossa newsletter.

Geraminas Emergencial

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários