As MPEs e a Tecnologia: como o seu negócio está lidando com a revolução digital?

Equipe BDMGEquipe BDMG - 18 de Setembro de 2019.
Como empreendedor de uma pequena empresa, você pode olhar as novas tecnologias como algo distante, caro e que não traz tantos benefícios. Mas a verdade é que o investimento em tecnologia tem o potencial de transformar o seu negócio.

Segundo estudo da Revista Forbes (em inglês), as pequenas empresas devem investir em inovação tecnológica por pelo menos três motivos:

#1 | É um investimento que vale a pena:

A primeira coisa que você precisa saber é que não é algo necessariamente caro. As ferramentas nas quais você pode ter acesso como pequena empresa trazem benefícios significativos para a produtividade e para a qualidade das suas entregas, e o retorno pode ser mais rápido do que você imagina. Investir em tecnologia trará resultados e ganhos futuros para todo o seu negócio!

#2 | É possível ter uma redução de custos e um aumento na produtividade:

A melhora na produtividade é um dos desafios para qualquer empresário, que sempre busca novas formas de aumentar a receita obtida. A tecnologia traz grandes ganhos nesse aspecto, uma vez que ela pode reduzir ou até eliminar a necessidade de controles manuais, por exemplo, padronizando os processos de fabricação numa indústria, ou até mesmo de atendimento numa empresa que presta algum tipo de serviço.

#3 | Melhora na interação com seus clientes:

O uso da tecnologia na sua micro ou pequena empresa permite um acesso mais rápido ao seu cliente, proporcionando ganhos no relacionamento, seja para entender melhor as necessidades do seu público, seja para prestar um atendimento personalizado ou o suporte a uma venda realizada.

Foi-se o tempo em que ser uma pequena empresa significava estar em desvantagem ao lidar com a tecnologia.

Hoje, o cenário mudou. A evolução das ferramentas disponíveis e a transformação digital, com seus diversos mecanismos, vêm facilitando a vida dos empreendedores e colocando as MPEs em condições favoráveis para ampliar seus níveis de produtividade, conquistar mais clientes e melhorar os resultados da empresa como um todo.

Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2018, mostra que 35% dos empresários utilizam algum tipo de tecnologia para aumentar as vendas.

De acordo com os entrevistados, 10% afirmam que anunciam seus produtos em marketplaces, sites que permitem a negociação online entre lojistas e público final, como Mercado Livre e OLX, e 9% fazem uso de novas tecnologias de pagamento como Paypal e PagSeguro.

Já 8% afirmam que disponibilizam catálogos virtuais de informações que ajudam os clientes a conhecerem melhor os produtos, enquanto 8% utilizam softwares de gestão de vendas. Tecnologias mais inovadoras, como ferramentas de inteligência artificial (2%), QR Code (2%) e bot/assistentes virtuais (2%) são menos citadas e aparecem ao final da lista.

Principais desafios para a implementação de tecnologias nas micro e pequenas empresas

Ainda de acordo com o levantamento, entre os principais desafios que as empresas enfrentam para implementação de tecnologias no dia a dia estão os custos (45%), encontrar funcionários capacitados (31%), ter tempo para buscar as novidades (17%) e ter tempo para acompanhar o uso no dia a dia (17%).

No entanto, quando analisamos a oferta de tecnologia para micro e pequenas empresas, percebemos um crescente número de empresas ofertando suas ferramentas em modelos de assinatura (SAAS - software as a service), com custos competitivos e acessíveis.

Além do acesso a ferramentas, a própria capacitação de equipes vem evoluindo rapidamente por meio das plataformas de educação on-line, sob demanda, com qualidade certificada.

Segundo o estudo, a grande maioria dos entrevistados (91%) concorda que o uso da tecnologia traz benefícios para a empresa, principalmente o aumento das vendas (59%), melhorias no atendimento ao cliente (45%) e maior satisfação do cliente (42%).

Sabemos que as novas tecnologias abriram uma gama de oportunidades na forma de prospectar clientes, oferecer e vender produtos e fidelizar seus clientes.

Em um mercado dinâmico e com um consumidor cada vez mais exigente, acompanhar essas mudanças tornou-se uma questão de sobrevivência, inclusive para você, pequeno empreendedor. Ao investir em tecnologia, você consegue alavancar sua estratégia e orientar melhor as decisões, fortalecendo os resultados e obtendo um maior lucro para seu negócio.

Quer saber como o seu negócio pode investir de forma consciente em tecnologias para levar sua empresa a outro patamar? Acesse nosso ebook para construir sua jornada rumo ao crescimento.