{Governador Valadares} Cidades Mineiras

Equipe BDMGEquipe BDMG - 6 de Agosto de 2019.

História e População

A cidade de Governador Valadares localiza-se a leste do estado de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce, e é considerada o polo econômico dessa região. Atualmente, é o nono município mais populoso do estado, com cerca de 278 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE 2018.

Após a década de 1940, a extração de mica e pedras preciosas trouxe um forte crescimento populacional à cidade, ao lado da pecuária e do comércio. No entanto, com o declínio dos recursos naturais e da agropecuária, uma parcela significativa da riqueza da cidade passou a vir de remessas do grande número de valadarenses residentes no exterior, principalmente nos Estados Unidos.

Esse forte movimento de emigração para os Estados Unidos teve o seu boom entre as décadas de 70 e 80, declinando a partir do atentado de 11 de Setembro, com o aumento da fiscalização das fronteiras pelo governo norte-americano.

Hoje, a atividade comercial constitui a principal fonte de renda gerada em Governador Valadares, seguida pela agroindústria.

A cidade tem como importante marco natural o Pico do Ibituruna, que pode ser avistado de quase todo o município e oferece a oportunidade de escaladas e saltos de voo livre. Por possuir uma das melhores térmicas do mundo, o que prolonga o tempo de voo dos atletas, a cidade passou a sediar inúmeras competições dessa modalidade esportiva, tornando-se conhecida como Capital Mundial do Voo Livre.

Educação

O município também conta com um dos maiores polos educacionais da região do Vale do Rio Doce.

A Univale - Universidade Vale do Rio Doce, foi fundada em 1968 e, atualmente mantém mais de 30 cursos de graduação distribuídos em dois campus, com duas bibliotecas que reúnem ao todo cerca de 80 mil títulos e 113 mil exemplares.

A cidade também é sede da UFJF – Governador Valadares, que oferece cerca de 850 vagas anuais, em 10 cursos de graduação e programas de pós-graduação.

O município também foi reconhecido nacionalmente em 2014, quando recebeu o prêmio ODM Brasil pela implantação da Escola em Tempo Integral. O prêmio celebra o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Saúde

De acordo com o ranking Connected Smart Cities 2018, Governador Valadares ocupa a 38º posição entre os 50 municípios do Brasil mais desenvolvidos na área da saúde — em 2017, Governador Valadares não aparecia no ranking.

Sustentabilidade e Inovação

Edificio_leed_governador_valadares

Valadares também se mostrou pioneira em matéria de construções sustentáveis ao abrigar o primeiro edifício do Brasil a receber o selo Leed v4. O prédio abriga um escritório arquitetônico e uma consultoria ambiental que têm como objetivo difundir no Brasil essa nova maneira de se construir, com menos agressões ao meio ambiente.

A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional com orientações ambientais para construção e operação de edifícios. Um prédio ou uma casa projetado, construído e operado conforme os requisitos especificados pelo LEED, pode ser considerado uma verdadeira construção sustentável.

Entre os requisitos avaliados estão: projeto integrado; localização e transporte; espaço sustentável; eficiência do uso da água, energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; inovação e processos.

Atualmente, o LEED é a certificação de construção sustentável mais difundida no mundo, utilizada em mais de 143 países. Para se ter uma ideia, somente no Brasil mais de 1050 projetos buscaram o LEED e até o momento 322 destes foram concluídos e conquistaram o certificado.

Principais setores produtivos

Governador Valadares

De acordo com o IBGE 2016, Governador Valadares tem um PIB per capita de R$ 20.207,31 e encontra-se em 14º no ranking entre os municípios de Minas Gerais.

Cerca de 11 mil micro e pequenas empresas estão estabelecidas na cidade, sendo 43% do setor do comércio, 38% do setor de serviços, 16% do ramo industrial e 3% do setor agro - segundo dados do SEBRAE/MG.

Quanto à ocupação dos valadarenses, 27% deles trabalham com o comércio varejista, 13% na administração pública e 10% com serviços de alojamento e alimentação.

As principais atividades econômicas do município são: beneficiamento de produtos regionais, extração de madeira, mica e pedras semipreciosas. De acordo com o IBGE, 64% de tudo o que é produzido anualmente na cidade pertence ao setor de serviços, 12% pertence às atividades industriais e 1% à agropecuária.

Ademais, vale ressaltar a importância que o Rio Doce desempenha sobre a economia de Governador Valadares e região, pois abriga, às suas margens, o maior complexo siderúrgico da América Latina.

Dentre as empresas que compõem o complexo, destacam-se a Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, Acesita, Usiminas, Cenibra e a maior mineradora a céu aberto do mundo, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Tais companhias desempenham papel significativo nas exportações brasileiras de minério de ferro, aço e celulose.

Por encontrar-se em uma localização estratégica, contar com uma boa infraestrutura urbana e disponibilizar ao visitante vários locais agradáveis para se conhecer, tudo isso faz da cidade de Governador Valadares um local interessante que tem atraído muitos investimentos nos mais diferentes setores.

Para apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas em Governador Valadares, o BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - oferece uma linha de crédito específica para que os empresários mineiros sejam capazes de conseguir capital de giro para alavancar o crescimento da empresa, seja para adquirir máquinas e equipamentos, expandir o negócio ou quitar multas.

Acesse nosso site e saiba como o BDMG pode apoiar o desenvolvimento do seu negócio:

Nova call to action

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários