Efeitos das regras da LGPD para o seu negócio

Equipe BDMGEquipe BDMG - 28 de Abril de 2021.

Atenção! Esse é um conteúdo apenas informativo e educativo, e não de consultoria, orientações e afins sobre o assunto aqui tratado.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi estabelecida, para regulamentar a coleta e uso de dados pessoais dos usuários e clientes por parte de empresas, o que afeta diretamente esses negócios, forçando-os a se adequarem aos novos padrões de privacidade e segurança virtual. 

Uma das principais mudanças que ocorreram por conta da LGPD tem relação com a limitação da utilização de dados para ações promocionais e de marketing. Antigamente era possível criar uma base de dados fixa e utilizá-la para promover ações recorrentes. Agora, um dos principais impactos da LGPD, é que os dados obtidos em uma determinada ação, promoção ou página, só podem ser utilizados para comunicações sobre aquela mesma ação ou produto específico, quando autorizadas pelo usuário

Outro ponto que ganhou grande relevância é a segurança do armazenamento das informações. As empresas agora precisam garantir que os dados coletados de seus clientes sejam resguardados por medidas efetivas de proteção e ainda prover liberdade de acesso aos "donos" dos dados para que atualizem ou mesmo solicitem a sua exclusão. 

Como adequar sua micro e pequena empresa à LGPD?

Se você não possui conhecimento na área, o ideal é investir na contratação ou consultoria de um técnico de redes e / ou TI, ou empresa especializada, para realizar uma análise completa do status atual de sua rede e apontar soluções para sua otimização. 

Você vai precisar, também, investir em equipamentos de segurança para sua rede, de acordo com as orientações de especialistas. 

Outra dúvida comum das micro e pequenas empresas é em relação à criação de uma Política de Privacidade. Assim como no caso da segurança dos dados, o ideal é que sua empresa conte com assessoria jurídica para a formulação desse documento, evitando falhas no processo e brechas que possam gerar dúvidas aos usuários. 

Existem, também, outras ações que podem ser realizadas por sua empresa para se adequar à LGPD, como a criação de uma mensagem em formato de banner ou pop-up informando que seu site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário, enviar um e-mail para sua base de clientes informando as adequações realizadas e a possibilidade de solicitar o cancelamento de recebimento de e-mails, por exemplo. 

Esses são apenas alguns exemplos que podem ser adotados para que sua empresa esteja de acordo com as novas regras. 

Vale lembrar, também, que a LGPD foi aprovada em 2018 e entrou em vigor em 2020. Ou seja, as empresas, de todos os níveis, tiveram tempo para se adequar à lei. Dessa forma, se sua empresa já era ativa durante esse período e você ainda não regularizou sua situação, é preciso dar uma atenção especial ao assunto.

Saiba mais sobre a LGPD!

Desenvolvemos um material completo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, que pode ajudar na adequação da sua empresa aos novos tempos. 

Confira o material e veja como reduzir os impactos da LGPD em seu negócio. 

Clique no botão abaixo para acessar o material!

Quero saber mais sobre a LGPD!

 

bdmg-cta-pronampe-cadastro

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários