Dúvidas comuns de empreendedores durante o Coronavírus

Equipe BDMGEquipe BDMG - 17 de Abril de 2020.

Durante o mês de abril, os conteúdos do BDMG Orienta serão dedicados para os empreendedores, com foco em micro e pequenas empresas, sobre como manter seus negócios em funcionamento e dicas para evitar grandes quedas no faturamento durante a crise do Coronavírus. Segundo levantamentos realizados por empresas de pesquisas financeiras, é estimada a queda de 30% no faturamento durante o período de quarentena.

Por conta disso, além dos conteúdos, o BDMG reduziu as taxas para todas as MPE de todos os municípios mineiros por meio da linha BDMG Solidário. Além disso, está com três linhas de crédito especiais para o setor de saúde, condições facilitadas para a cadeia do turismo, por meio da linha Fungetur Giro, e também taxas menores para as MPE de cidades mineiras da bacia do Rio Doce, via fundo Desenvolve Rio Doce

Nesse post, selecionamos algumas perguntas de empreendedores que recebemos em nossas redes sociais e também nos comentários de em nosso blog. Vamos para as resposta de 5 dúvidas de empreendedores durante o período de quarentena do Coronavírus. Se tiver mais dúvidas, escreva para nós através da caixa de comentários!

Como não prejudicar as vendas durante a crise do Coronavírus?

Essa é a pergunta mais frequente dos empreendedores. Com o fechamento constante de lojas físicas, a queda do consumo fica cada vez mais evidente e consequentemente o faturamento das empresas também. No post anterior, contamos sobre dicas para vender online e a importância de controlar o estoque e compra de matéria-prima. O mais importante nesse momento é encontrar um meio onde você possa continuar vendendo. Não deixe de estimular a venda on-line do seu empreendimento.

Devo mudar de segmento durante este período?

Nesse momento, a nossa recomendação é para que todos os empreendedores estejam abertos a novidades e mudanças no mercado. No entanto, caso esteja enfrentando uma desaceleração acentuada e drástica, essa opção pode ser cara e levar certo tempo para dar resultados. Aborde este tema com cautela e seja fiel as partes principais do seu negócio.

Devo realizar investimentos nessa época?

Nesse momento, é muito importante analisar qualquer tipo de investimento que for fazer. É necessário ter um bom entendimento de suas margens e produtos ou serviços geradores de receita a curto e longo prazo. Também é preciso ter um fluxo de caixa funcional para avaliar suas necessidade de caixa. Acesse nosso conteúdo online sobre fluxo de caixa.

É hora de mexer nos inventários?

Tornou-se comum as empresas terem dinheiro envolvido em um inventário improdutivo (máquinas paradas, equipamentos sem utilização, móveis seminovos). Um bom planejamento e conhecimento do seu inventário ajudará a encontrar os itens que precisam ser liquidados e convertidos em dinheiro. Coloque seu inventário antigo para funcionar e converta-o em receita!

Quando os meus colaboradores devem ir para casa?

Os empresários que conseguem administrar as suas empresas com trabalhadores virtuais são recomendados ao trabalho home office. Atualmente, a maior parte dos municípios permitem apenas a abertura de serviços considerados essenciais. Nesse caso, quando um funcionário apresentar sintomas de doenças respiratórias ou faça parte do grupo de risco da Covid-19, envie-o para casa  até que os sintomas passem ou até que a declaração de desastre seja revogada.

Está com mais dúvidas? Nas próximas semanas, voltaremos com mais dicas sobre como manter os seus empreendimentos funcionando em período de Coronavírus. Deixe a sua sugestão de temas nos comentários.

Sobre o Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de COVID-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que os sintomas mais comuns do novo coronavírus são: febre, tosse e dificuldade de respirar. De acordo com a entidade, alguns pacientes podem ter dores pelo corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas, geralmente, são leves e evoluem gradualmente. Obtenha mais informações através do portal do Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br/.