{Contagem} Cidades Mineiras

População
Com 107 anos de história, Contagem é a terceira cidade mais populosa do estado de Minas Gerais com 659 mil habitantes, segundo estimativa de 2018 divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
História
A história de Contagem perpassa a criação do posto de fiscalização das Abóboras (1701), tendo o seu desenvolvimento atrelado à proximidade com a capital Belo Horizonte e a uma série de investimentos infraestruturais para a criação do primeiro parque industrial planejado da América Latina.
O parque surge do diagnóstico de gestores e planejadores econômicos da necessidade de diversificação da economia mineira, centrada no café. A primeira empresa a ocupar a Cidade Industrial foi a Magnesita Refratários S.A, 5 anos após a assinatura do decreto que instituiu a criação da cidade Industrial.
Curiosidade: as Chaminés do Itaú Power Shopping
Quem passou por Contagem, certamente, já se deparou com 4 chaminés industriais enormes, que podem ser vistas de diferente pontos da cidade. Trata-se das chaminés da antiga fábrica de cimentos Portland Itaú, fechada na década de 1970 em resposta a mobilizações populares contra a poluição que ela causava.
Implodida em 1998, a fábrica deu espaço ao atual Itaú Power Shopping, que manteve as chaminés em memória à história da cidade.
PIB (Produto Interno Bruto)
Em relação à Minas Gerais, Contagem ocupa a 3ª posição entre os municípios mineiros no PIB do estado, com aproximadamente R$ 26 bilhões. E entre as cidades brasileiras que apresentam o melhor PIB, Contagem se encontra na 26ª posição do ranking à frente de grandes capitais, como Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e Natal, no Rio Grande do Norte.
Saúde
Contagem é referência nacional no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), um atendimento oferecido na residência dos pacientes com doenças agudas.
A excelência da cidade nesse quesito rendeu à Secretaria de Saúde do município um prêmio de reconhecimento do Ministério da Saúde, em 2017, durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Educação
Em 2017, Contagem recebeu o título de Cidade Aprendizagem pela UNESCO, um reconhecimento que leva em consideração progressos na área da educação.
Entre apenas 16 cidades premiadas em todo o mundo, Contagem foi elogiada pelos esforços municipais em melhorias educacionais que envolvem melhorias na qualidade de vida da população e na realização de projetos de aspectos sociais e culturais.
Indústria
A cidade de Contagem é conhecida pelo seu grande parque industrial, sendo marcada, sobretudo, pela construção do primeiro distrito industrial planejado da América Latina — a Cidade Industrial Coronel Juventino Dias — que trouxe ao município grandes investimentos em infraestrutura, especialmente na área de transporte e energia.
Além disso, sua localização privilegiada também ajudou a cidade a se transformar em um centro agregador de empresas voltadas para as atividades manufatureiras, bem como de atividades voltadas para as áreas de comércio e serviços.
Ao longo do tempo, a área de bens de capital foi diversificada com a criação de diversas micro e pequenas empresas (MPEs), as quais apresentam atividades múltiplas, abrangendo principalmente: indústria automotiva, indústria metal mecânica (usinagem e metalurgia), indústria moveleira, indústria gráfica e a fabricação de equipamentos médico hospitalares e instrumentos de precisão, dentre outras.
De acordo com o Cadastro da Receita Municipal de Contagem, cerca de 41% da estrutura industrial da cidade é representada pelo complexo metal mecânico e 12% pela indústria alimentícia.
[Fonte: Cadastro da Receita Municipal, 2019]
Serviços
Apesar de Contagem ser reconhecida pelo seu complexo industrial, seu setor de serviços também se destaca no cenário mineiro, sendo o quarto município no estado com o maior número de estabelecimentos no segmento (RAIS, 2017).
Os serviços representam a maior parcela de seu PIB, com 73,9% do total da cidade, seguido pela indústria, com 16,1%.
Nesse sentido, aliado à grande diversificação de seu parque industrial, a cidade de Contagem também agrega uma ampla rede de serviços especializados com um mercado consumidor promissor em serviços de usinagem, solda e engenharia.
ISDEL - Sebrae
Contagem é o segundo município com maior Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL).
O Índice leva em consideração 135 indicadores que abrangem cinco grandes áreas, a saber:
- capital empreendedor (educação, renda e densidade empresarial);
- tecido empresarial;
- governança para o desenvolvimento;
- organização produtiva;
- inserção competitiva.
Nesse último quesito, apenas, que leva em consideração as informações do comércio internacional, Contagem fica em 1º lugar em todo o Estado. No ranking nacional, a cidade aparece na 35ª posição.
As MPEs em Contagem
Um levantamento feito pelo Sebrae Minas, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as pequenas empresas de Contagem foram responsáveis pela geração de 4 mil vagas de trabalho, ficando atrás apenas de Belo Horizonte com 11 mil vagas.
No entanto, o cenário de lento crescimento econômico provocou efeitos na cidade, principalmente no que tange à falta de continuidade de investimentos e a falta de um ambiente de negócios propício.
Diante disso, um dos desafios das micro e pequenas empresas em Contagem será: adaptação às mudanças. Atravessar o período turbulento recente e se planejar com o apoio financeiro certo para se adequar à estruturação de novas iniciativas, especialmente as inovadoras, que a Prefeitura de Contagem desenvolveu no Plano Estratégico 2030 para tornar Contagem uma cidade cada vez mais inovadora, sustentável e segura.
Acesse nosso site e saiba como o BDMG pode apoiar o desenvolvimento do seu negócio. Clique no botão abaixo: