Descubra como usar o feedback do cliente a favor da sua empresa

Equipe BDMGEquipe BDMG - 22 de agosto de 2019.

O feedback do cliente é uma ferramenta importante para que você empreendedor tenha uma visão estratégica sobre os seus produtos e serviços e para fornecer informações que ajudem a tornar o seu negócio mais competitivo.

Tornar a venda de um produto ou a prestação de um serviço em algo memorável para o cliente será o elemento a mais, o valor adicionado que sua micro ou pequena empresa poderá criar para se distanciar dos concorrentes, atrair consumidores e obter êxito em todas as frentes do negócio.

É essencial ficar atento ao grau de satisfação do seu cliente, pois ele serve como um termômetro para avaliar o desempenho da sua empresa e identificar, por exemplo, se o serviço está sendo prestado com excelência, se o produto comercializado é de qualidade ou, até mesmo, se sua equipe de vendas está preparada e treinada para lidar com o mercado.

Por isso, nada melhor do que utilizar o feedback do cliente a favor da sua empresa. Os comentários e percepções do seu cliente podem:

  • Ajudar a melhorar o seu produto ou serviço:

Escutar o que eles têm a dizer sobre os seus produtos ou serviços é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio, uma vez que, ouvindo seu público você terá a garantia de criar um produto que realmente possua demanda no mercado e que atenda às expectativas dos consumidores.

  • Oferecer diferentes possibilidades para mensurar a satisfação dos consumidores em potencial:

Para entender e medir o quão feliz e satisfeito o cliente está com sua marca e o seu produto, existem diversas metodologias existentes, como formulários preenchidos presencialmente, via e-mail, telefone, mídias sociais, pesquisas de satisfação, site, ou até mesmo, por aplicativo.

Perceba qual é a maneira ideal para colher o feedback dos clientes e mensure o grau satisfação dele com a sua empresa.

  • Fornecer insights para melhorar a experiência do cliente:

Com tantas opções semelhantes disponíveis, sua missão é fazer o cliente voltar a comprar o seu produto e recomendar positivamente a sua marca, oferecendo a ele uma experiência positiva em todos os seus contatos com a empresa.

  • Auxiliar na fidelização e retenção de clientes:

Quando você solicita regularmente o feedback do cliente e realiza melhorias em seus serviços, está garantindo que seu negócio esteja no caminho certo da memória, do coração — e do bolso — de seu consumidor.

  • Servir de guia para a tomada de decisões:

Ao realizar ações para colher o feedback do cliente, você terá à disposição uma grande base de dados que lhe ajudará na tomada de decisões sobre o futuro do seu negócio. Lembre-se que as melhores decisões são tomadas baseando-se em dados, e não em palpites.

  • Identificar os defensores da sua marca:

Os clientes que defendem a sua marca e os seus produtos são as suas melhores ferramentas de marketing. Você identifica facilmente essa parcela de clientes verificando aqueles que deram as maiores pontuações durante a pesquisa de feedback de cliente, demonstrando sua satisfação e disposição em manter-se em contato com sua empresa.

Por meio do feedback dos clientes, é possível mapear aspectos extremamente relevantes para o sucesso da empresa — como qualidade, eficiência, compromisso com resultados, atendimento no pós-venda, dentre outros — e traçar planos de ação para as futuras melhorias e otimizações do seu negócio.

Nova call to action

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários