Como uma gráfica usou capital de giro para crescer

Equipe BDMGEquipe BDMG - 29 de Outubro de 2018.

A indústria gráfica é como um boxeador que não desiste de uma luta, mesmo que difícil. No Brasil, ela teve uma queda de 134% no saldo comercial em 2017, segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). Ainda assim, ela continua representando 0,3% do PIB, com mais de 19 mil empresas gráficas em funcionamento. A previsão é de que o setor retome o crescimento da produção física com um crescimento de 3,4% em 2018. E o mês de junho celebra o Dia das Empresas Gráficas (24/6) e sua resiliência em se adaptar às crises econômicas e novidades tecnológicas.


Empresas como a Papiro Artes Gráficas, fundada por Marcelo Moreira no município de Cataguases (MG), e liderada com a ajuda da sua esposa Juliana Lopes. “Na minha infância, eu morava colado em uma gráfica, na qual comecei a trabalhar desde meus 9 anos. Eu sempre gostei muito”, conta Moreira. “Em 2008, comecei a querer ter uma gráfica só para mim. Em 2012, consegui colocar o projeto em ordem.”

Capital de giro para pequenas empresas

Depois de dois anos, Moreira entendeu que precisava fazer mudanças para manter a qualidade e sucesso da sua gráfica e decidiu buscar um financiamento para capital de giro. “Nós queríamos melhorar a estética da Papiro”, afirma. “Avaliamos em alguns Bancos. Escolhemos o BDMG, porque o achamos mais viável em termos de crédito e juros também. Sem falar que ele tem uma preocupação efetiva em apoiar o empreendedor, principalmente o pequeno.”

Com o capital, Moreira e Juliana conseguiram fazer uma grande reforma, melhorar o escritório, comprar novas mesas e balcões, além de organizar o espaço da recepção e caixa.

Para Moreira, um financiamento consciente é uma ótima forma de ajudar empreendedores de primeira viagem. “O que nós, pequenos empreendedores, precisamos é de apoio, muito apoio, principalmente quando estamos começando. O financiamento é um investimento, que vale muito a pena quando bem planejado.”

O trabalho de BDMG com as empresas mineiras é cheio de histórias inspiradoras. Clique aqui para conhecer mais alguns exemplos de sucesso!

Nova call to action

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários