Saiba como aproveitar o 13º salário para decolar as vendas da sua empresa

Equipe BDMGEquipe BDMG - 29 de Novembro de 2019.

Para muitos, o fim de ano também é sinônimo de dinheiro extra entrando na conta e, por isso, alguns se perguntam qual deve ser a prioridade do uso do décimo terceiro salário.

Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), publicada neste ano:

  • 32% dos trabalhadores devem usar o 13º salário com presentes de Natal;
  • 24% irão poupar ou investir os recursos do 13º salário;
  • 15% vão quitar dívidas em atraso com o dinheiro extra;
  • 52% dos consumidores pretendem fazer ‘bicos’ para comprar mais presentes.

Isso mostra o poder que esse dinheiro “extra” tem no cenário comercial e por isso sua empresa tem que estar pronta para atrair novos clientes e concretizar mais vendas no final do ano.

Para saber como calcular o décimo terceiro salário para realizar o pagamento aos seus colaboradores sem prejudicar o fluxo de caixa, acesse nosso post aqui.

Como aproveitar o 13º salário e decolar suas vendas?

Veja algumas dicas sobre como organizar sua empresa para receber os clientes que pretendem utilizar o 13° salário para as compras de fim de ano e aumentar suas vendas.

#1 | Facilite o pagamento.

Existem diversas formas de pagamento disponíveis no mercado: pagamento à vista em dinheiro, pagamento em cheque, depósito via boleto bancário, pagamento com cartões de crédito ou débito… Mas você sabe qual delas é a melhor para o seu micro ou pequeno negócio? Conhecer profundamente o seu público-alvo é essencial para responder essa pergunta.

Hoje, manter um bom relacionamento e proporcionar experiências que satisfaçam o cliente são os maiores diferenciais que uma empresa pode ter em relação aos seus concorrentes.

Por isso, muitos empreendedores se esforçam para disponibilizar o melhor mix de formas de pagamento, visando atrair mais consumidores e aumentar suas vendas com os meios de pagamento que oferecem mais comodidade para os clientes.

Um desconto para o cliente que paga à vista e em dinheiro é sempre bem-vindo. Se a opção for pelo pagamento no crédito, forneça ao consumidor meios para que ele possa parcelar a compra.

Em todas as opções, é claro, você deve considerar as margens de lucro e os juros de acordo com o período em questão. O que não pode ocorrer é você dificultar a venda por não conseguir oferecer condições de pagamento flexíveis.

Acesse nosso post, produzido pela equipe do BDMG Orienta, e saiba como escolher a melhor opção de pagamento para ampliar suas vendas.

#2 | Seu atendimento deve ser impecável.

Há muitos consumidores que passam o ano todo poupando o dinheiro e, no final do ano, passam pelas lojas para fazer as suas compras com o 13° salário. Esses clientes costumam ser mais conscientes nas suas compras e também mais exigentes. Para eles – assim como para os demais – você deve direcionar um atendimento especial e isso você só vai conseguir se houver treinamento.

Investir no atendimento ao cliente é uma estratégia que garante bons resultados o ano todo, e não apenas neste final de ano. Por isso, vale a pena capacitar sua equipe para que todos saibam as principais informações sobre os produtos e serviços ofertados.

#3 | Faça um planejamento do estoque.

Pesquise sobre o histórico de venda de seus produtos e faça uma estimativa de vendas para o último mês do ano para ver se é necessário ampliar o seu estoque.

Esse é o momento de ser proativo com seus fornecedores e tentar buscar um desconto pela compra de um volume maior de mercadorias.

Obviamente, isso deve ser feito com bastante cautela, pois a última coisa que você deve querer são produtos parados no seu estoque. Sua análise precisa estar baseada em dados e não simplesmente na intuição.

#4 | Fique de olho nos prazos de entrega.

Aqueles que fazem compras no final do ano muitas vezes têm um objetivo claro em mente: dar presentes para os amigos e familiares. Se você empreendedor possui algum tipo de negócio cujas vendas são online, saiba que é de suma importância ficar atento ao calendário para que os produtos cheguem antes do Natal.

Leve em consideração ainda que esse costuma ser um período bastante tumultuado para os Correios, pois o número de encomendas sobe consideravelmente. Sendo assim, tenha em mente alternativas imediatas em transportadoras para que você possa suprir as necessidades dos seus clientes.

#5 | Invista em promoções de vendas.

O período de final de ano é um dos momentos onde mais ocorrem as chamadas compras por impulso. Por estarem com dinheiro do décimo terceiro salário em mãos, os consumidores se sentem tentados cada vez que veem uma nova oferta.

Portanto, a sua mensagem precisa chegar aos clientes, de preferência mostrando as suas ofertas e as suas vantagens. Prepare algumas promoções de vendas especiais — como essas aqui — para o final de ano e divulgue-as nos canais de comunicação da sua empresa.

 

Colocando essas dicas em prática, você pode organizar sua empresa e aproveitar os últimos dias do ano para potencializar as suas vendas. Se precisar de um apoio financeiro para investir na sua empresa, conte com o BDMG e faça uma simulação.
 
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