5 indicadores de desempenho para analisar na sua empresa

Equipe BDMGEquipe BDMG - 29 de Outubro de 2018.

Como um organismo vivo, sua empresa pode dar diversas pistas que devem ser analisadas para saber se as coisas estão indo bem ou mal. Elas podem ser sintomas de possíveis problemas futuros, que devem ser tratados com estratégias positivas. Mas quais são os sinais importantes da saúde financeira da sua  empresa que você tem de observar?

Antes de continuar, recomendamos que você baixe nosso glossário de termos essenciais que podem ajudar na hora de compreender muitos desses pontos.



ebook-glossario-financeiro

 

Um bom empreendedor não pode deixar que a velocidade e carga de trabalho do dia a dia o impossibilite de analisar e avaliar o desempenho da empresa. Colocar isso na sua rotina ajuda a saber quando a saúde do negócio não estiver boa — ou mesmo prevenir de chegar nesse ponto.

Como saber que sua empresa vai bem ou mal?

Alguns empreendedores já têm uma lista básica de métricas que monitoram para garantir a saúde financeira da empresa. Tão importante quanto analisar esses indicadores, é estabelecer qual valor representa um possível sinal de alerta. Um exemplo simples: uma empresa que percebe que o dinheiro em caixa está diminuindo cada vez mais, já sabe que mais capital está saindo do que entrando. Então precisa entender o que está acontecendo.

Abaixo você confere alguns indicadores para acompanhar o desenvolvimento da sua empresa. Lembrando que analisar o fluxo de caixa vai ser essencial para acompanhar a evolução dessas métricas, então o mantenha sempre organizado e atualizado:

  1. Caixa

Ela é o capital que você tem disponível em um determinado momento e, portanto, não leva em consideração valores que ainda estão por vir — ou seja, apenas o dinheiro que é possível usar imediatamente. Aqui o empreendedor consegue uma fotografia mais imediata de como anda o capital da empresa em curto prazo.

  1. Lucro bruto e líquido

O lucro bruto é calculado subtraindo da sua receita bruta (receita com a venda dos seus produtos ou serviços) o valor de todos os custos variáveis, enquanto o líquido é obtido retirando, além dos variáveis, todos os custos fixos,, como aluguel e conta de luz. Aqui você entende a importância e como calcular melhor esse indicador.

  1. Número de clientes (novos e recorrentes)

Você precisa ter um banco de informações de seus clientes, como hábitos de compra, recorrência, últimas aquisições… Principalmente, porque sua empresa sempre deve buscar aumentar esse público, mas também trabalhar para mantê-los e realizar novas vendas. Uma queda no número de clientes novos, pode significar que você precisa por em prática novas estratégias de aquisição; uma desistência ou quedas nos consumidores recorrentes, pode ser uma alerta que você deve investir em ações de fidelização.

  1. Tíquete médio

É a métrica que apresenta o valor médio que cada cliente gasta em suas compras no seu estabelecimento. Este valor é determinado pela média entre o montante de suas vendas e o número de clientes que geraram esse volume de compras. Se o tíquete médio está caindo, pode ser que você precise gerar interesse dos clientes por outros produtos e serviços ou ampliar as ações de marketing para conseguir mais clientes.

  1. Custos e despesas

Sua empresa pode estar gastando desnecessariamente com matérias-primas, processos e despesas recorrentes. Se esses valores estão aumentando e as receitas permanecem as mesmas, é hora de fazer uma análise emergencial das razões para isso estar ocorrendo. Institua análises periódicas de como você pode otimizar suas atividades e economizar recursos.

Esses são apenas cinco importantes métricas para analisar na saúde da sua empresa, mas você pode determinar que outros indicadores são relevantes para seu negócio em particular. Há também conceitos mais complexos que iremos abordar individualmente nos próximos posts.

Quer receber mais conteúdo sobre gestão de empresas e educação financeira? Assine nossa newsletter abaixo.

 

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários