Automação de caixa: praticidade e velocidade no atendimento ao cliente

Equipe BDMGEquipe BDMG - 22 de Junho de 2021.

A tecnologia atual permite que mesmo micro e pequenas empresas digitalizem suas operações e, com isso, possam otimizar seu tempo, gestão, melhorar suas vendas e aumentar seu lucro. Processos como a automação de caixa tornam o trabalho muito mais eficiente e produtivo, podendo ser um investimento que apresenta resultados mesmo em curto prazo.

Nesse conteúdo, vamos mostrar como essa automação de caixa pode alavancar seus negócios e surgir como uma sábia atitude empreendedora mesmo no início de suas operações. Prepare-se e boa leitura!

Competição acirrada gera necessidade de otimização

Quem já está presente no mercado há algum tempo sabe que, mais que teoria, a informação de que a concorrência estimula a evolução é realidade. Com o avanço cada vez maior das vendas online e entregas por delivery, mesmo nos pequenos comércios é preciso investir na automação de caixa para que todo o processo da cadeia de vendas seja otimizado.

Mas como se preparar e investir em um processo de automação de caixa? O primeiro passo é criar um sistema de identificação e controle para todos os produtos, que integre as operações de ponta a ponta.

automacao-caixa-vendas

Criando sua primeira estrutura de automação de caixa

Como falamos anteriormente em nosso blog, identificar os produtos por meio do código de barras é essencial para a gestão eficiente de estoques, por exemplo. Mas isso não significa que a prática está atrelada somente a essa função. Esses códigos serão cruciais para a gestão eficiente e automatizada de caixa.

Para começar sua primeira estrutura de automação de caixa, você deve avaliar o porte de seu negócio e a quantidade de itens que precisa cadastrar. Com essa análise, você poderá enxergar melhor se o seu estabelecimento precisa de um PDV com um microcomputador dedicado à automação de caixa mais robusto ou se um microterminal - que é basicamente um PC simples com capacidade de emitir cupons fiscais - pode ser a solução mais vantajosa e econômica.

Além disso, é obrigatório e exigido por lei que empresas com faturamento anual superior a 120 mil reais tenham um Emissor de Cupom Fiscal (ECF), utilizado em transações que sejam passíveis de tributação pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

automacao-caixa-compras

Vale lembrar que implementar uma automação de caixa eficiente é olhar, também, para a experiência do cliente. Os sistemas informatizados facilitam a consulta de preços, podem evitar longas filas e ainda gerar credibilidade para o seu negócio.

Dicas para quem quer iniciar uma automação de caixa

Principalmente em empresas de pequeno porte, implementar uma automação de caixa completa que pense em todo processo logístico, de ponta a ponta, pode ser um pouco mais difícil. A dica aqui é buscar empresas confiáveis e especializadas no assunto para realizar todas as etapas do processo e evitar conflitos de informação.

automacao-caixa-pagamento

Agora, se você está começando a empreender e já está pensando em todos os aspectos do seu negócio, além de uma boa atitude empreendedora, você já começa com a possibilidade de criar todas as etapas do processo de forma otimizada. É claro que ainda vai precisar de um fornecedor especializado e de boa reputação, então não deixe de garantir que seu contrato cubra a aquisição, instalação, treinamento de funcionários, manutenção e atualização de máquinas.

Conte com o BDMG para ampliar seu negócio!

Nas linhas de crédito do BDMG você encontra, além do capital de giro necessário para auxiliar sua empresa a continuar operando, soluções para investir em otimizações como a automação de caixa.
É uma oportunidade de você ampliar seu negócio e, consequentemente, melhorar suas vendas.
Faça uma simulação e seja parceiro do BDMG!

bdmg-pronampe-cadastro-2021

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários