6 práticas para alcançar o ponto de equilíbrio para empreendedores.

Equipe BDMGEquipe BDMG - 14 de Janeiro de 2020.

Se você lidera uma empresa, seu relógio é diferente: para você, o tempo corre em outra velocidade. E empreender exige tudo o que você tem: tempo, energia e foco.

Hoje em dia, os grandes negócios são movidos pela paixão e inquietação dos empreendedores, mas o descompasso de energia pode levar a um desgaste excessivo.

Para cada empreendedor, o ponto de equilíbrio é diferente. Ele surge por opção, crise ou empurrão. E você também pode encontrar o seu para iniciar um novo ano inspirado com novas ideias para o desenvolvimento da sua empresa.

“Então, como encontrar o equilíbrio para liderar a minha empresa sem me desgastar com o processo?”

Se você também tem essa dúvida, compartilhamos aqui algumas dicas para te ajudar a encontrar a resposta.

A importância de encontrar o seu ponto de equilíbrio.

Na vida de um empreendedor é difícil achar um ano mais fácil que o outro.

Seja na busca por mais sucesso ou no enfrentamento de uma crise: os empreendedores estão sempre se desafiando ao limite.

Sabemos que toda empresa é um organismo vivo, que funciona a partir de um conjunto de pessoas; e o empreendedor é a pessoa que “alimenta o forno com lenha” para o processo acontecer. Se parar de alimentar esse fogo, ele acaba.

Nessa visão, o seu papel é movimentar a energia que promove a evolução de todos e, por consequência, da empresa. Para fazer isso, você precisa encontrar o seu ponto de equilíbrio, conciliando todas as tarefas da rotina empresarial e mantendo a qualidade na vida pessoal.

Práticas para alcançar o equilíbrio para empreendedores.

Veja algumas atitudes que você pode tomar para alcançar o equilíbrio. Essas dicas incluem ações para o dia a dia tanto da empresa quanto da vida pessoal.

#1 | Tenha um bom plano de negócios e também um de vida.

A primeira dica de equilíbrio para empreendedores é criar um bom plano de negócios e manter o foco na execução desse plano. Todo empresário sabe que esse plano promove o bom funcionamento da empresa e traz o alívio de diversas burocracias.

Identifique metas e prioridades de médio e longo prazo tanto para sua vida pessoal, quanto para o futuro da sua empresa.

Assim como no trabalho, faça o necessário para realizar essas metas. Elas podem ser, por exemplo, uma viagem em família. Sem objetivos definidos, você não conseguirá avaliar o progresso que está fazendo.

#2 | Mantenha o foco.

Manter o foco nas suas realizações e nas grandes coisas em sua vida, é de longe, uma das melhores formas para se manter no presente. Como empreendedor de uma pequena empresa é essencial que você:

- Mantenha o foco no caminho que apresentar menor resistência:

Existem problemas que são mais difíceis de resolver, mercados que são mais complicados de competir e segmentos de clientes que levam mais tempo para se convencer sobre a proposta da sua empresa. Se você quiser gerar receita logo, é fácil cair na armadilha de tentar vender para qualquer cliente, mas a verdade é que alguns públicos são mais adequados, tanto em termos de oportunidade quanto de custo. Portanto, é importante direcionar mais tempo para os clientes certos.

Veja aqui nesse post como você pode lidar com os “nãos” de possíveis clientes para fechar mais vendas.

- Concentre-se no lugar onde você pode construir valor mais rápido:

Quase todo negócio de sucesso começou com produtos de nicho. Descubra uma área em que você pode rapidamente criar valor para seu cliente e que está sendo ignorada pela concorrência.

- Reconheça quando algo não funciona:

O empreendedorismo é cheio de altos e baixos, e é verdade que às vezes você pode passar meses triturando algo sem ser recompensado. No entanto, se você ficar muito tempo sem experimentar “vitórias”, pode ser muito difícil seguir em frente. Pode ser um sinal de que você precisa seguir outros caminhos.

#3 | Urgente é diferente de importante. Saiba priorizar!

Criar equilíbrio não consiste apenas em colocar o máximo de coisas que você puder no seu dia a dia. Passa por examinar o que é importante (e o que não é) e avaliar quanto tempo e energia você deveria investir em coisas que são fundamentais para você e o seu negócio.

É realmente necessário responder a um email de trabalho enquanto você está jantando com a sua família? Comprar aquele perfume sofisticado é mais importante do que economizar para pagar uma parcela da sua casa dos sonhos? Pense sobre as suas prioridades regularmente para se manter focado, administrar seu tempo eficientemente e prevenir a exaustão.

#4 | Delegue tarefas.

Ser um bom empreendedor não significa realizar sozinho todas as tarefas da sua empresa. Por isso, é importante delegar as tarefas que podem ser feitas por outros profissionais, além de adotar ferramentas e processos que facilitem o dia a dia de trabalho.

Lembre-se que delegar atividades não quer dizer “abandoná-las”. Você pode (e deve) estar a par das demandas e resultados, mas pode simplesmente deixar que os profissionais responsáveis por aquelas tarefas as realizem da melhor forma possível.

#5 | Capacite sua equipe.

Delegar tarefas está intimamente ligada à capacitação dos seus colaboradores.

Capacitação é fundamental, pois os talentos são movidos pela possibilidade de crescer. Se o colaborador apresenta deficiências, treine e depois avalie os resultados.

Se você contrata bons profissionais, proativos e orientados a resultados, precisa deixá-los cumprir suas tarefas. Capacite sua equipe a encontrar soluções para desafios e oportunidades sem precisar sempre de sua aprovação ou contribuição.

#6 | Reserve um horário para cuidar de si mesmo.

Se você ainda têm dúvidas sobre a importância do equilíbrio para empreendedores, lembre-se: se você não se cuidar, não haverá negócio. É simples assim.

Nenhum sucesso no negócio justifica o fracasso na saúde.

Todo empreendedor precisa, por exemplo, de coisas básicas como boas horas de sono por noite. Programe também tempo para se exercitar, meditar ou fazer outras atividades que lhe dão prazer e lhe fazem bem para garantir que você está cuidando de si mesmo.

Cuidar dos seus relacionamentos pessoais – família e amigos – também deve ganhar espaço na sua agenda. Aliás, muitos empresários garantem que esse fator é requisito fundamental para garantir o equilíbrio buscado.

Ter seu próprio negócio, tomar decisões, criar, inovar e investir são tarefas que demandam muito esforço e energia do empreendedor. Negligenciar a saúde é reflexo dessa rotina caótica que resulta em pouquíssimas horas de sono, hábitos alimentares não saudáveis e, também, no grande mal da vida moderna: a ansiedade.

Não é possível construir um trabalho sólido, se sua mente não está sadia. Por isso, fique atento aos sinais que seu corpo emite e procure ajuda de um profissional especializado, caso necessário.

 

Colocando essas atitudes em prática, você pode estruturar e garantir o bom desempenho da sua empresa! Para conhecer mais alguns aspectos técnicos que devem ser buscados para o seu negócio ter sucesso, baixe nosso Glossário!

Glossário de planejamento financeiro

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários