6 dicas para ter sucesso ao lançar novos produtos

Equipe BDMGEquipe BDMG - 30 de Janeiro de 2020.

Para que o lançamento de novos produtos seja um sucesso, é importante desenvolver uma estratégia bem estruturada. Isso significa que é preciso se organizar antes, durante e depois do grande evento.

A primeira coisa a se ter em mente é que qualquer novo item deve ser pensado para suprir as necessidades do seu público. Não é a opinião e as ideias do empresário que garantem uma boa aceitação. Logo, antes mesmo de saber como fazer o lançamento de novos produtos, é preciso ter a certeza de que eles são relevantes.

Para que você não cometa erros e, consequentemente, veja suas finanças e credibilidade em risco, criamos um passo a passo para acertar em cheio no lançamento de novos produtos. Desde as etapas de planejamento, até o momento de iniciar as vendas.

Vamos lá!

Checklist para obter sucesso no lançamento de novos produtos

1 – Pesquise muito

Algumas empresas desenvolvem seus produtos a partir de uma demanda pré-existente, enquanto outras tentam criar uma necessidade. Neste último caso, os riscos de não serem aceitos são grandes. Afinal, é mais fácil agradar com aquilo que as pessoas já conhecem.

Desta forma, pesquise os problemas que o seu público tem e, a partir daí, entre com a solução. Falando nisso, você já sabe quem é o seu público-alvo?

Caso não tenha definido, estabeleça a persona do cliente, um perfil fictício que você considera ideal para o negócio. É possível criar mais de uma persona, caso queira segmentar seu público de acordo com as particularidades de cada um dos seus produtos.

A etapa de pesquisa ainda envolve responder questões como:

  • Quanto o seu público deseja pagar pelo produto?
  • O seu concorrente possui uma solução igual ou parecida?
  • Caso sim, você poderá executá-la de uma forma melhor?
  • Os benefícios do seu produto estão bastante claros?
  • O mercado está preparado para o produto que será lançado?

Esclarecidas essas dúvidas, é hora de tirar a ideia do papel e iniciar a etapa de produção.

2 – Comece a desenvolver o seu produto

Com o propósito de garantir que o seu produto contará com os atributos e qualidades necessários, é preciso testar e quantas vezes for necessário.

A identidade visual também é um diferencial importante e deve ser definida antes de iniciar o lançamento de novos produtos. Avalie como você quer que eles sejam vistos e o que o nome deles dirá sobre as suas características.

Caso você já possua uma marca consolidada, pense de que forma essa nova solução irá se relacionar com as demais - ou seja, como irá agregar valor ao seu portfólio.

3 – Organize o seu estoque

Não adianta investir em ações de marketing se você não ter estoque suficiente para iniciar as vendas. Isso pode causar danos à sua empresa e afastar futuros clientes. 

Por isso, inicie a produção com antecedência, estipule prazos e faça uma estimativa de quantos produtos serão necessários. Verifique o seu capital de giro e, se necessário, busque alternativas financeiras para injetar um dinheiro extra nesse momento inicial.

Crie, ainda, um mapa das vendas, definindo quais as áreas serão atendidas com essa nova oferta e como seu produto chegará ao consumidor final. Caso haja venda por meio de parceiros, por exemplo, a logística deverá ser organizada a fim de garantir que o produto seja entregue a tempo para eles também.

4 – Crie uma estratégia para o lançamento

Antes mesmo do seu produto “sair do forno”, é preciso pensar nas estratégias de pré-lançamento. Atrair a atenção da sua audiência gera curiosidade, além de criar expectativa para o lançamento e interesse futuro na compra.

Existem diversas opções a serem exploradas. Tudo depende da idade, do perfil e das preferências do seu público. Por exemplo, pode-se entrar em contato com jornais e rádios locais visando conseguir um bom espaço de divulgação.

Porém, atualmente, as redes sociais são as plataformas mais úteis, baratas e eficientes para trabalhar o pré-lançamento. Tenha presença digital para reunir pessoas que optaram por seguir sua marca e, portanto, receber suas atualizações. 

Dependendo do trabalho realizado nessas plataformas, é possível ampliar a divulgação simplesmente com compartilhamentos e curtidas. E, caso haja algum segmento específico que você queira atingir, há a alternativa de criar anúncios pagos a partir de um orçamento baixo para mídia.

Também desenvolva materiais como folhetos, cartões fidelidade e flyers, que são ótimas ações de marketing. É possível distribuir em empresas parceiras ou entregar nas ruas. Quanto mais gente souber que haverá o lançamento de novos produtos, maiores serão as chances de venda.

5 – Transforme o lançamento de novos produtos em um evento

Passadas as etapas de planejamento e produção dos produtos e realizadas as ações de pré-lançamento, é hora de, finalmente, apresentar para todos a sua nova oferta.

Empresas maiores costumam organizar um evento para o lançamento, que pode ser aberto ao público ou fechado. E por que não fazer o mesmo? Convide clientes mais assíduos para conhecerem a novidade em primeira mão.  

Na ocasião, explique os benefícios e características do produto e, sendo possível, ofereça um pequeno desconto na compra. Quanto mais agradável for a experiência deles, maiores são as chances de recomendar a amigos e familiares.

Caso a sua empresa não tenha verba para um evento de lançamento de novos produtos, as redes sociais podem ser suas aliadas. Faça uma live e apresente a novidade, mas lembre-se de anunciar alguns dias antes para garantir a audiência.

6 – Mantenha a qualidade do seu produto

Após o lançamento de novos produtos, a atenção deve ser a mesma. Os comentários e as avaliações não se restringem ao período pós-evento, mas duram por todo o seu ciclo de vida no ponto de venda da sua empresa.

Portanto, tenha um controle rígido de qualidade e garanta que as vantagens citadas na divulgação continuem sendo entregues para os seus clientes.

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